10 Coisas para Considerar Quando Estiver Criando um Site

25 de julho, 2017

Serviços de desenvolvimento de site

Hoje em dia a oferta é esmagadora de serviços de desenvolvimento de site. Você sabe que precisa de um site, mas como escolher o melhor desenvolvedor e empresa que irá oferecer esse serviço a você? Há algum critério que devo seguir para saber a diferença entre todos os serviços que posso encontrar online?

Neste post, nós tentamos simplificar alguns pontos a serem observados quando tiver em busca de “comprar” alguns dos serviços de desenvolvimento de site na internet.

  1. Segurança

Como discutido anteriormente, prestar serviços de desenvolvimento de site com as ferramentas corretas, como por exemplo um cms, como Joomla, Drupal ou WordPress e templates prontos, é uma tarefa fácil e rápida, quando você mesmo está configurando. Todo mundo tem uma certa habilidade para fazer, essas ferramentas são bem fáceis de manuseá-las.

O que geralmente é negligenciado por iniciantes é que manter e funcionar tal sistema requer manutenção sólida e uma quantidade certa de trabalho. Por serem tão difundidos, eles são os alvos favoritos dos hackers.

Se aparecer uma vulnerabilidade, o que acontece regularmente, as milhares versões de instalações estão em risco e requerem atualizações ou correções. Atualizações e patches são de fato lançados regularmente pelos grupos que desenvolvem esses sistemas. Quantos administradores de sites atualizam regularmente seus sites com as últimas versões?

Muitos, talvez a maioria. No entanto, uma certa porcentagem, que incluem pessoas que pretendem vender sites profissionais ou até mesmo site simples, acabam não fazendo, ou eles não fazem isso regularmente e não possuem uma atualização constante em curso. Isso coloca seus serviços de desenvolvimento de site em grande risco de ser hackeado/invadido.

As consequências disso podem ir além de perder seu site. Definimos a segurança como primeiro ponto, pois sem segurança não há site online, simples assim.

  1. Gerenciamento de conteúdo e atualizações.

Os serviços de desenvolvimento de site geralmente surgem como uma caixa vazia. Ele vem com uma home page, alguns elementos gráficos, um logotipo, menu de navegação, possivelmente algumas seções / categorias de conteúdo e talvez algumas páginas vazias nas várias seções.

Desde que um site sem conteúdo geralmente não é visto de maneira agradável, não é incomum que as páginas são preenchidas com algum texto arbitrário, como o famoso “Lorem Ipsum”. O fato é que alguém tem de preencher o conteúdo inicial e, em seguida, atualizar esses conteúdos quando necessário, o qual muitas vezes é esquecido, dado para concedido ou simplesmente não considerado pelo cliente. Ainda assim, o conteúdo deve ser inserido e gerenciado.

Muitas considerações são relevantes aqui. Primeiro, o conteúdo será mudado? Com quem frequência? Muitos sites institucionais têm conteúdo relativamente estático e uma vez que o conteúdo inicial é inserido nas páginas, a necessidade de atualizações é bastante limitada. Este é um bom caso, onde a preocupação com a facilidade de atualizações de conteúdo é limitada. Não tem muita importância. Seu webdesigner provavelmente poderá fazer a você, quando necessário, com trabalho e custos cobrados avulsos por trabalho.

Se por outro lado, há uma exigência frequente de alterar/adicionar novos conteúdos e páginas, o problema torna-se relevante e deve ser considerado logo no inicio, antes de iniciar a construção do site.

O quão fácil é a edição de páginas existentes, a criação de novas páginas / seções, a vinculação desses novos conteúdos na estrutura de navegação do site pode variar entre as diferentes maneiras de construir e gerenciar um site. Não dê por certo que o conteúdo das suas páginas será fácil de editar sem nenhum conhecimento técnico.

Se você precisar fazer alterações frequentes e adicionar conteúdos você mesmo, você precisará de um site com um backend administrativo onde você pode fazer login e editar conteúdos com facilidade. Você não quer mexer com páginas html, FTP arquivo uploads e coisas assim.

Mesmo se você tem habilidades para isso. A longo prazo, um sistema de gerenciamento de conteúdo é muito melhor e deixá-lo concentrar-se sobre o conteúdo, e não sobre os aspectos técnicos do site. Claro que o uso de um CMS vem com despesas gerais (ver ponto 1), mas se bem gerido vale a pena.

  1. Agradando os olhos. Parte gráfica do site. 

Talvez você tenha algumas habilidades básicas em html / css e saiba como contratar uma empresa de hospedagem, registrar um domínio e colocar uma página de seu site online. Isso qualifica você como um webmaster? Bem, sim, de fato. Se você deseja configurar um site pessoal, ou um site para amigos e familiares, tudo bem. Você é um webmaster profissional, então?

Configurar um belo site com uma estrutura de navegação consistente requer experiência. Serviços de desenvolvimento de site são especializados nesse trabalho que vem incluso com seu pacote de habilidades. Como todas as habilidades artísticas, conjuga inclinações pessoais e sensibilidade com o conhecimento técnico especializado de algumas ferramentas de software necessários para criação de uma arte gráfica profissional.

Se o seu objetivo é chegar a projetar um site profissional bonito (e de fato, é assim que deve pensar para ter uma grande e competitiva presença on-line, mesmo que para um simples site), você definitivamente deve usar um layout produzido por um webdesigner profissional. Mas espere um minuto, isso não será absurdamente caro?

A resposta para isso é articulada. Em primeiro lugar, como você define algo extremamente caro. Você tem que relacionar os custos-benefícios esperados para sua presença on-line. Se você é um freelance, principalmente trabalhando “off-line”, e tudo que você precisa é um “site cartão de visita”, onde as pessoas entram em contato com as informações publicadas no seu site, e você está com um orçamento baixo para investir, então o “absurdamente” será muito.

Se por outro lado, você tem um negócio totalmente online, digamos uma loja online, uma bela arte, um bom visual, poderá ter um impacto dramático sobre suas vendas (com certeza, um visual ruim e uma pobre navegação terá um forte impacto sobre as suas vendas). Neste caso, o seu absurdamente será pouco, em relação custo-benefício.

A diferença é que no segundo caso, seu layout / design não será único na web, pode haver sites semelhantes ao redor. Esta semelhança será muito limitada se o seu webmaster é capaz de personalizar o esquema de cores e outros aspectos relevantes do site para você.

O caminho a percorrer dependerá também do que vamos discutir a seguir: definir um orçamento adequado.

  1. Definir um orçamento adequado

Na minha carreira de webmaster, eu muitas vezes me deparo com a idéia, em clientes, que os serviços de desenvolvimento de site devem ser baratos. Afinal, como dissemos, há uma oferta esmagadora de sites, on e offline, e às vezes estes são oferecidos realmente, realmente baratos.

Então, se você pode obter um site por muito pouco, por que você pode ter o mesmo site pagando absurdamente que alguns webdesigners tentam cobrar? A resposta é que, embora você acha que está recebendo o mesmo site, este não é o caso. Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

  • A pessoa ou equipe que está oferecendo um site tem um histórico comprovado de manter vários sites online por um período significativo de tempo?
  • Onde será hospedado seu site? Você vai ter uma boa e profissional hospedagem ou seu provedor utiliza alguns serviços baratos e compartilhados de hospedagem?
  • Os backups do site são executados regularmente?
  • Seu provedor tem as habilidades para agir situações inesperadas/violação de segurança?
  • Ele está profissionalmente organizado para lidar com emergências?
  • Seu site terá um layout profissional e uma estrutura de navegação consistente? Isso é diferente de apenas “boa aparência”
  • Quem se preocupará com o gerenciamento de conteúdo e atualizações? Você? Que ferramentas seu provedor lhe dará para fazer isso? Ou o conteúdo será gerenciado pelo seu webmaster? Existem custos adicionais para isso?
  • O seu webmaster está disponível em tempo real para suporte? Como você pode contatá-lo? Quais são os tempos médios de resposta? Qual é a qualidade do suporte que você está recebendo? Você pode entrar em contato com o seu webmaster por telefone em caso de emergência, ou é apenas um e-mail ou através de abertura de chamado?
  • Se você precisar fazer uma alteração, adicionar alguma programação especifica, o seu webmaster conseguirá fazer? Ou ele é apenas um profissional mediano com algumas básicas habilidades?

Quanto as habilidades de seu webmaster permitirão que você module sua presença on-line ao longo do tempo, cresça, adicione recursos, faça mudanças? Isso não é algo que você necessariamente sabe quando “compra seu site”, mas são pontos que você deve se atentar. Quem está vendendo o site, o que você sabe sobre sua experiência e habilidades?

Como você vê, a ideia de que os serviços de desenvolvimento de site são apenas um site é extremamente enganosa. Um site deve ser considerado como um projeto. Para ser bem-sucedido em um projeto que você quer fazer se equipe com as pessoas e profissionais certos. Quanto mais complexo e “importante” o site, mais torna-se essencial que você obtenha um webmaster qualificado para fazer o trabalho. Definir um orçamento adequado, em vez de ir diretamente para a opção aparentemente mais barata. O barato sai caro.

  1. Planeje cuidadosamente sua hierarquia de navegação e seu framework

Uma configuração padrão para navegação é que a partir de cada página do site você deve ser capaz de:

  • subir um nível (alcançar a seção / página pai, se houver)
  • acessar o (s) nível (es) abaixo
  • Acesse as páginas “irmãs” na mesma seção
  • voltar à página inicial

Cada uma destas opções de navegação deve ter um olhar distinto e manter este olhar e posicionamento em todo o site para que o visitante logo se sinta em casa enquanto navega em seu site. Seja consistente e previsível. Isso é para ser evitado em situações de vida, mas é uma coisa boa quando implementar na navegação de seu site.

Esta é uma configuração básica, mas o suficiente na maioria dos casos, que não deve ser difícil de realizar. No entanto, há um grande número de sites que apresentam essa falta de organização básica na navegação do site. Certifique-se de que seu site não será um desses, seja gentil com seus visitantes (e eles serão gentis com você – você sabe que eles podem te ignorar e não voltar mais se sentirem confusos em seu site).

A hierarquia das seções é importante e deve ser cuidadosamente planejada, como já discutido aqui.

  1. Primeiro impacto: a página inicial

A maioria de seus visitantes podem entrar em seu site da página inicial. Juntamente com o projeto de seções e sub-seções, o planejamento dos vários elementos que preencherão a home page de seu site é uma das primeiras coisas a considerar, antes de iniciar os serviços de desenvolvimento de site.

Aqui está uma tentativa de lista de coisas que você deve considerar a incluir. Nenhum é realmente essencial, e você pode decidir pensar fora da caixa aqui. Alguns elementos podem estar faltando. Mas de qualquer maneira, aqui vamos nós:

  • Logotipo
  • Nome do site (pode estar no logotipo)
  • Site slogan (pode estar no logotipo), uma frase curta, algumas palavras sobre o seu site.
  • Tenha em mente que texto nas imagens não pode ser lido pelos motores de busca, assim, considere cuidadosamente o que você tem que fazer para aperfeiçoar sua popularidade nos Buscadores. Se você usar imagens, certifique-se de usar tags ALT generosamente.
  • Um parágrafo de texto descrevendo o que seu site / negócio / atividade / projeto é sobre. Novamente, excelente para os motores de busca e para seus visitantes também, não mantê-los adivinhar demais. Eu já mencionei que eles poderiam decidir ignorá-lo?
  • Menu (s) de navegação, ver item 5 acima
  • Uma caixa de notícias e / ou caixa de eventos importantes? Talvez para ser ativado ou desativado dependendo da disponibilidade de eventos ou mais em geral, as coisas a salientar.
  • Um rodapé do website. O conteúdo depende de você. Eles podem ser tipicamente links para páginas “secundárias / de serviço”, como “entre em contato conosco” ou “mapa do site”, declarações de direitos autorais, créditos etc.

Você deve considerar que o conteúdo do cabeçalho (logotipo, slogan, menu de navegação da barra superior) e rodapé, talvez com algumas variações, pode muito bem ser exibido em todo o seu site, em cada página. São elementos importantes a serem projetados com cuidado.

  1. Conteúdos atualizados com precisão: devo ter uma seção de notícias? Um fórum de usuários? Um BLOG?

É ótimo ter um site altamente interativo cheio de conteúdo atualizado, onde os usuários contribuem postando material e comentários. Por outro lado, nada é mais triste e desolado do que um fórum com 2 posts e uma resposta, que permanecem online, sem adições, há anos.

A verdade é que começar uma comunidade não é fácil, requer trabalho, planejamento, grandes conteúdos iniciais. Então, se você planeja iniciar um fórum, esteja pronto. Infelizmente, seu fórum está competindo com muitos outros fóruns, twitter, facebook etc. Não subestime isso.

Sobre a seção de notícias. Novamente, isso é muito bom, mas requer trabalho, a menos que seja de alguma forma automatizado (ótimo, mas menos selecionado e direcionado, claro). Quem está fazendo este trabalho? Você poderia fazer? A próxima coisa mais triste depois de um fórum vazio, é uma caixa de notícias cuja última notícia é de há dois anos. Muito melhor automatizar ou evitar a caixa de notícias para começar.

Em suma, manter frequentemente atualizadas as seções e páginas do seu site, não apenas porque são legais e tem um visual agradável quando for lançar o site. Ficam antigas e desatualizadas se você não fizer um trabalho de atualização regularmente.

Se você tem um site institucional você não quer trabalhar muito em cima dele, mantê-lo simples, claro, objetivo e atualizado, ele cumprira o seu papel. Se por outro lado o site é sua ferramenta de trabalho para seu negócio, e o sucesso dele é o seu sucesso, então, definitivamente trabalhar em seções interativas e dinâmicas acrescentarão grande valor ao seu site.

  1. Quem está visitando? Não fique no escuro

De onde vêm seus visitantes? Como eles chegam ao seu site (pesquisas específicas em motores de busca, links de outros sites)? Quantos visitantes chegam ao seu site todos os dias? O que eles fazem em seu site, quantas páginas, em média, eles visitam?

Quais são as páginas mais visitadas? Todas estas perguntas devem ter uma resposta para que você possa ter a sensação de como o site está se saindo, como torná-lo melhor e atrair mais visitantes, como alterar e adaptar o fluxo de navegação para manter os usuários no site por mais tempo.

Você deve se certificar de que seu site tem um bom software de rastreamento de visitas, a fim de resolver esses problemas. Um dos melhores sistemas a este respeito é google analytics. Se o seu site é a principal ferramenta para sua atividade, considere a criar uma conta e iniciar o acompanhamento de visitas ao seu site de forma profissional.

Mesmo uma rápida análise periódica dos dados pode fornecer insights valiosos sobre o que é o seu site para seus visitantes. Não fique nas escuras com o que você acha que seu site é para eles. Veja realmente o que esta acontecendo com seu site e aja conforme o necessário.

  1. Seu site e os buscadores: SEO

Se o seu site nunca aparecer nos resultados dos motores de busca, independentemente das palavras-chave, então você está no bom caminho para a irrelevância. Para o seu site ter impacto e ser significativo, você precisa de visitantes, em média, a maioria deles virá de motores de busca. Quantas vezes a sua navegação começa abrindo seu buscador favorito, em busca de algo que você precisa saber ou está procurando?

Você deve selecionar algumas palavras-chave relevantes para sua atividade e definir o objetivo de ser visível nos motores de busca, para essas palavras-chave, em uma posição decente. Uma posição decente significa a primeira página de resultados, qualquer coisa abaixo disso tem pouca chance de ser visitada.

Não podemos discutir as técnicas e estratégias envolvidas aqui, teremos postagens futuras sobre este tópico. No entanto, você deve estar ciente de que este é um aspecto muito importante a considerar ao planejar e construir um novo site.

Certifique-se de contratar um webmaster bem ciente sobre a importância da Search Engine Optimization (SEO). Se este aspecto é crucial para você, considere consultar um profissional de SEO. Com o crescimento da Internet e as implicações econômicas e de negócios, SEO tornou-se uma “nova ciência” nos últimos anos.

  1. O conteúdo sempre ganha

Os visitantes chegam a um site pelo seu próprio interesse, não porque gostam de você e querem o satisfazer visitando seu site. Tudo esta relacionado as suas necessidades e interesses, não ao seu. Eles sinceramente não se preocupam com o seu site, eles se preocupam com eles.

Dê-lhes o que eles querem, forneça VALOR para eles oferecendo conteúdos relevantes, é por isso que eles chegam ao seu site/ ao seu negócio. Eu mencionei anteriormente que eles poderiam facilmente decidir se querem ou não ignora-lo? Realmente me deixa espantado, quando quero conhecer um lugar e visito o site e não encontro a informação básica que preciso, por exemplo em um restaurante.

Eu adoro todas as fotos que você quer me mostrar, é ótimo saber que o chef é sua esposa e que você tem três filhos felizes. Mas, pelo amor de Deus, QUAL É O SEU NÚMERO DE TELEFONE PARA QUE EU FAÇA UMA RESERVA?

Não no “sobre nós”. Não nos “contatos”, onde você só tem o seu e-mail. Então, vou apenas ignorá-lo. Este é um básico e simples exemplo, mas primordial para que tenha sucesso com o seu site. Ofereça o conteúdo esperado, generosamente e bem acessível e organizado. Seja previsível. Isso paga!

Consulte Mais Informação:

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